
A ínfima parte do mundo, a pedra semítica do museu,
o ângulo inverso
do sorriso genérico da mulher
In Nuno Higino, O animal eólico do corpo (2007)
Aberta ao público em 2022 em dois momentos, na Fábrica do Braço de Prata e na Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (no contexto do Festival InShadow), a exposição de fotografia apresentava 5 telas de grande dimensão com impressões de 5 propostas ‘irmãs’ de dois corpos nus, de duas mulheres nuas, que repousavam inversamente sobre a mesma superfície. Numa outra parede, havia um friso de pequenos quadrados-recortes dos mesmos dois corpos nus, das mesmas duas mulheres nuas, de visibilidade contrastante comparativamente às grandes telas.
Numa outra sala, as duas mulheres desenhavam, à vez, o corpo nu uma da outra. Voltavam a partilhar as superfícies: a folha, o cavalete e o lápis com que desenhavam, o sofá onde posavam. Durante todo o tempo de abertura de portas da exposição, esta ação prolongava-se à porta fechada – nela, um orifício, por onde espreitava quem procurava pela performance.
fotografia
Joaquim Leal
corpo, performance e desenho
Joana Franco & Lara Maia
Fábrica do Braço de Prata
setembro 2022
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Festival InShadow
dezembro 2022
Opened to the public in 2022 on two occasions, at Fábrica do Braço de Prata and at the Gallery of the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (as part of the InShadow Festival), the photography exhibition featured five large-scale canvases. Each canvas displayed prints of five ‘sibling’ compositions, depicting two nude bodies, of two nude women resting inversely on the same surface. On another wall, a frieze of small square cut-outs showcased fragments of the same two nude bodies, of the same two nude women.
In a separate room, the two women took turns drawing each other’s nude bodies. Once again, they shared surfaces: the paper, the easel, the pencil they used to draw, the sofa where they posed. Throughout the exhibition’s opening hours, this action continued behind a closed door. In the door, a small peephole allowed curious onlookers to glimpse the performance.
Photography by Joaquim Leal. Body, performance and drawings by Joana Franco & Lara Maia. Presented at Fábrica do Braço de Prata in September 2022.





















