Jovens Compositores ⏤ Coreógrafos(as) & Compositores(as) (2024)

Joana Franco + Tiago Simas
A minha colaboração com o Tiago acentou, sobretudo, na exploração de paralelismos formais entre a coreografia e a composição. Encontramos interesses comuns na abordagem espacial ao movimento e ao som e compusémos com alturas, comprimentos e profundidades. Combinámos estas peças e encontrámos volumes e pontos de tensão.
Do trabalho que desenvolvemos, destacamos uma peça que foi ganhando o nome de Steps: uma breve viagem de oscilação sonora e corporal entre 6 alturas.

Joana Franco + Débora Coquim
Partindo de duas ideias vindas das colaborações anteriores, juntámos o Steps a um solo para cordas de piano. Criámos diferentes materiais sob as relações entre os corpos e os instrumentos, os sons e os movimentos. No final, ficámos com uma conversa entre dança e música em desfasamento.

Joana Franco + Rúben DIas
Vieram os criados com cuidado para não partir as loiças. Os bebés sentaram-se à mesa. Poing! Depois cresceram e agasalharam-se uns aos outros muito ritmicamente. Ah-ah-ah-ah-ah. No final, saíram quase todos por onde entraram.




©Guilherme Gouveia | EVC 2024
Programa Jovens Compositores
Um programa dos EVC
Bal Moderne (2023)
What a Difference a Day Makes
Coreografia Hugo Cabral Mendes e Joana Franco
Música What a Difference a Day Made, interpretada por Dinah Washington
Culturgest, fevereiro 2023

Grilo
Coreografia Beatriz Pereira e Joana Franco
Música O Grilo, interpretada por Maga Bo
Culturgest, junho 2023



Coletivo TETO (2022)
residência artística
OSSO Coletivo, novembro 2021


Estalactite: residência artística, performance e exposição
Estúdios Victor Córdon, junho 2022



Estalagmite: performance
Festival A Estrada, agosto 2022



Práticas de improvisação música-dança: workshop e performance
Auditório do Centro Social e Paroquial de Alfena (Polo II), maio 2023
JOANA FRANCO (1999)
Coreógrafa, no campo expandido. O seu trabalho é caracterizado por uma prática artística investigativa e multidisciplinar. Da sua formação, destaca a conclusão do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, pela Escola Superior de Dança, com o projeto final Kaput! (2023).
LARA MAIA (1998)
É uma artista transdisciplinar cujas práticas se estendem desde a performance e coreografia até ao desenho, fotografia e, mais recentemente, escultura e video. É licenciada pela Escola Superior de Dança e apresentou o seu trabalho em contextos como Bienal da Fábrica, Galeria da FBAUL, Festival A Estrada e InShadow.
JOÃO GATO (2000)
É um saxofonista com formação na área do jazz, que se tem dedicado nos últimos anos a explorar improvisação sem barreiras formais. Atualmente co-lidera o projeto Apophenia e integra projetos como Filipa Franco Quinteto, Sonic Voyaging, S.E Pony e Orquestra de Jazz de Setúbal.
SAMUEL DIAS (1997)
Músico improvisador e compositor, faz da bateria o seu principal veículo de exploração e pesquisa artística. Na sua formação passou pelo conservatório de música de Torres Vedras, pela Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e pela Escola Superior de Música de Lisboa.
200 Perguntas a cada (2022)




Hey I’m going back to the house now and I’m sorry to hear about the new update (2022)







Merge — The Social Magazine (2021)









