Kaput! (laboratório coreo-gráfico) (2024)

Um corpo é mapeado e definido por um conjunto específico de pontos, que adotam um conjunto específico de relações entre eles. Um movimento é uma transição entre quaisquer duas dessas relações entre pontos.
Kaput! é um protótipo de uma coreografia total – o conjunto de todas as possibilidades de sequencialização, de todas as possíveis transições, entre todas as relações de pontos do corpo.
Na versão de laboratório-coreográfico, K! é um conjunto de registos e experiências de redução da dança a uma coreografia de pontos no espaço. Apresentam-se representações sistemáticas de corpos e de movimentos, entre gráficos mais ou menos geométricos e expressões aparentemente matemáticas. Reúnem-se estes conceitos num espelho geométrico, e também num "generator" de protótipos coreográficos, customizáveis pelas pessoas visitantes. Um dos protótipos é ativado pela performer: 324 movimentos muito parecidos, mas todos diferentes.
Em linguagem mais pragmática, a exposição (laboratório coreográfico) é composta por um mural de esquemas, desenhados durante a conceção conceptual de K!, e por dois objetos interativos: uma máquina de produção de gráficos-coreográficos a partir dos dados introduzidos e uma projeção interativa de transformação do corpo em stickman. A performance (Kaput!) é uma coreografia a solo composta pelas 324 possíveis combinações de movimentos entre 3 partes do corpo.

K! CAPTURE transforma os corpos em formas geométricas, respondendo à sua posição no espaço e ao seu movimento. Para além disso, os mesmos dados de localização espacial permitem a manipulação de som em tempo real.

K! CHOREOGRAPHY GENERATOR é uma máquina de criação de coreografias. A partir dos dados introduzidos, é gerada uma sequência de movimentos resultante de todas as possíveis combinações entre segmentos do corpo e posições selecionadas (ângulos de rotação do ponto móvel em torno do ponto fixo de cada segmento).

K! GENERATOR é uma máquina de criação de partituras coreográficas. A partir dos dados introduzidos, é gerada uma sequência de movimentos resultante de todas as possíveis combinações entre unidades e variáveis. Essa sequência é representada num gráfico que poderá servir de partitura para a sua ativação.


K! STICKMAN é uma ferramenta de criação de composições únicas e aleatórias de corpos geométricos no espaço.



https://zedosbois.org/programa/kaput-laboratorio-coreo-grafico-segundas-na-z