Jovens Compositores ⏤ Coreógrafos(as) & Compositores(as)

O Programa Jovens Compositores (Estúdios Victor Córdon) promove o espírito colaborativo e potencia interações entre artistas em processos de criação. Durante uma semana, foram propostos vários desafios de co-criação a duplas de um(a) coreógrafo(a) e um(a) compositor(a), dos quais resultaram 18 pequenas peças-exercício interpretadas por bailarinos(as) e músicos(as).

Coordenação Luís Tinoco, Victor Hugo Pontes

Coreógrafos(as) Beatriz Valentim, Deeogo Oliveira e Joana Franco
Compositores(as) Débora Coquim, Rúben Dias e Tiago Simas

Intérpretes Ariana Mira, Beatriz Ramilo, Beatriz Silva, Catarina Carvalho, Catarina Crespo, Clotilde Vaida, Daniel Pirata Marchão, Duarte Ramos, Edvânia Moreno, Francisco Caldeira, Gustavo Gonçalves, Inês Alves, Jáva, Juliana Graxinha, Juliana Sousa, José Dias, Luís Oliveira, Luís Xavier, Mafalda Lemos, Manuel Francisco, Maria Catarino, Maria Teresa Costa, Miguel Dias, Pedro Gouveia, Rodrigo Pereira, Rui Pedro Melo, Sofia Camboa, Verónica Ribafeita e Vitória Hermes.

Joana Franco + Tiago Simas

A minha colaboração com o Tiago acentou, sobretudo, na exploração de paralelismos formais entre a coreografia e a composição. Encontramos interesses comuns na abordagem espacial ao movimento e ao som e compusémos com alturas, comprimentos e profundidades. Combinámos estas peças e encontrámos volumes e pontos de tensão.

Do trabalho que desenvolvemos, destacamos uma peça que foi ganhando o nome de Steps: uma breve viagem de oscilação sonora e corporal entre 6 alturas.

Joana Franco + Débora Coquim

Partindo de duas ideias vindas das colaborações anteriores, juntámos o Steps a um solo para cordas de piano. Criámos diferentes materiais sob as relações entre os corpos e os instrumentos, os sons e os movimentos. No final, ficámos com uma conversa entre dança e música em desfasamento.

Joana Franco + Rúben DIas

Vieram os criados com cuidado para não partir as loiças. . Os bebés sentaram-se à mesa. Poing. Depois cresceram e agasalharam-se uns aos outros muito ritmicamente. Ah-ah-ah-ah-ah. No final, saíram quase todos por onde entraram.

©Guilherme Gouveia | EVC 2024
Programa Jovens Compositores
Um programa dos EVC