HybGen

Young generations trapped in hybrid lifestyles: Challenges in ways of living and working towards the urban green care in Lisbon and Oslo

Hybgen é uma Iniciativa Bilateral entre Lisboa e Oslo, financiada pela EEA Grants Portugal, sob a coordenação de Maria Assunção Gato. O projeto tem como objetivo discutir os atuais desafios que os jovens adultos enfrentam no acesso à habitação e ao trabalho, bem como as estratégias que adotam e o respetivo cruzamento com as exigências da transição ecológica e do cuidado verde urbano.

Coordenação e investigação Maria Assunção Gato
Investigação Mina Di Marino, Susana Batel e Elisabete Tomaz
Design gráfico e web Joana Franco

Os jovens adultos (20-35 anos) tendem a ser mais propensos à adoção de novas tendências e estilos de vida passíveis de serem caracterizados como híbridos, na medida em que articulam flexibilidade, mobilidade e digitalização para compor novas respostas aos desafios que enfrentam atualmente, sobretudo em matéria de habitação e trabalho. Para além das dificuldades no acesso à habitação e a um emprego estável e com um salário digno, os jovens adultos estão também a ser confrontados com a necessidade de dedicar mais atenção à transição ecológica e a adotar uma série de comportamentos que vão exigir mudanças e compromissos substanciais nos estilos de vida.

Apesar dos correntes debates em torno da hibridização, permanece a incerteza sobre a forma como este conceito se manifesta nos estilos de vida dos principais protagonistas destas tendências, em cidades tão distintas como Lisboa e Oslo. Adicionalmente, não é claro como estes estilos de vida se cruzam com os desafios que a transição ecológica coloca ao planeamento urbano, nem qual a perceção sobre a necessária mudança de comportamentos.

Materiais gráficos

Website